Pós Metálicos

Metalpó, certificada pelo sistema ISO 9001, produz e fornece Pós Metálicos não-ferrosos de Estanho, Bronze, Cobre e suas ligas.

Logotipo Metalpó

A Metalpó é hoje a principal fabricante sul-americana de pós atomizados não ferrosos, destinados à sua própria produção de peças e também ao mercado em geral nas mais diversas aplicações.

Os Pós Metálicos da Metalpó são produzidos a partir de rigorosa seleção de matérias-primas de elevado grau de pureza e através de um processo muito cuidadoso e extremamente controlado, em acordo com as normas e padrões internacionais de qualidade.

O método de fabricação utilizado é a atomização à água, que resulta em um produto final com alto grau de pureza além de características fisico-químicas extremamente estáveis. Esses Pós Metálicos diferem entre si, basicamente, em suas propriedades físicas, tais como granulometria (tamanho de partícula), escoamento, nível de oxidação e densidade aparente.

Nossos produtos

Dentre as diversas aplicações para estes produtos, as mais conhecidas são:

• Peças Sinterizadas
• Ferramentas Diamantadas e Rebolos
• Brasagem (Tratamento Térmico)
• Componentes para ligas
• Componentes de fricção
• Tintas e Pigmentos
• Pastas para Soldas

Nossos produtos:

Bronze
Cobre
Estanho
Latão

Catálogo de Produtos Metalpó (Pt-br/Eng)

Conheça melhor – Metalurgia do Pó

A Metalurgia do pó é um processo de conformação metálica que parte da fabricação dos pós metálicos, matéria prima base para obtenção das peças. Uma vez produzidos, os pós metálicos são compactados em prensas com ferramentais adequados e capacidade de compactação variada, geralmente entre 20 e 500 toneladas, dependendo da complexidade e geometria do componente a ser desenvolvido.

Após a compactação, a peça segue para o processo conhecido como sinterização, onde basicamente a peça é aquecida a uma temperatura abaixo, porém geralmente próxima, ao ponto de fusão do material em questão, sob uma atmosfera controlada de gases específicos (Endogás, N2, H2 etc), que confere ao aglomerado de pó compactado, rigorosas propriedades físicas e mecânicas, tolerâncias e acabamento pré-determinados. Mesmo levando-se em conta operações posteriores eventualmente necessárias de usinagem, calibração e acabamento, o processo de Metalurgia do pó utiliza cerca de 97% da matéria prima original, evitando geração de perdas, conservando energia e reduzindo custos ao longo da cadeia produtiva.

O setor automotivo é o que mais usa as peças sinterizadas da METALPÓ. Em um automóvel são utilizados, em média, 65 componentes sinterizados. Eles podem ser encontrados em amortecedores, engrenagens em geral, bombas de direção hidráulica e de óleo, sistemas de freios e câmbio etc. No Brasil, um carro possui em sua composição aproximadamente 12 kg de componentes sinterizados, o que representa menos da metade do que utiliza hoje um carro produzido nos EUA, por exemplo.
Entre as principais vantagens da Metalurgia do pó, a questão ambiental e o baixo custo em larga escala são características que chamam a atenção.

Na produção das peças sinterizadas, utiliza-se pouca energia e as perdas de material são mínimas quando comparadas a outros processos convencionais. A entidade norte-americana Metal Powder Industries Federation (MPIF), a qual a Metalpó é membro desde os anos 70, recentemente instituiu a marca registrada “PM – A recognized green technology”, reconhecendo e classificando a Metalurgia do pó como um processo amigável ao meio ambiente, uma referência de tecnologia verde e sustentabilidade.

A METALPÓ oferece ao mercado um amplo e flexível portfólio de peças sinterizadas, desenvolvidas por sua equipe de engenharia desde a concepção da matéria prima e projeto do ferramental, atendendo principalmente as indústrias automotivas e de eletrodomésticos no Brasil e no exterior. Já os pós metálicos, não-ferrosos de Cobre, Estanho e suas ligas, produzidos pela METALPÓ, são oferecidos aos segmentos de sinterizados, ferramentas diamantadas e fricção, entre outros.

Líder de mercado nacional também nos segmentos de tratamento térmico, equipamentos industriais e refratários, o Grupo Combustol & Metalpó oferece uma série de produtos com alta tecnologia, tradição e excelência na qualidade.

 


Atomização


Fluxograma de pó

 

 

Flyer Metalpó Metalurgia do Pó

Fabricação

O método de fabricação utilizado é a atomização à água, que resulta em um produto final com alto grau de pureza além de características fisico-químicas extremamente estáveis.

Propriedades físicas

Os Pós Metálicos produzidos pela Metalpó diferem entre si, basicamente, em suas propriedades físicas, tais como granulometria (tamanho de partícula), escoamento, nível de oxidação e densidade aparente

Aplicações

• Peças Sinterizadas
• Ferramentas Diamantadas e Rebolos
• Componentes de fricção
• Tintas e Pigmentos
• Brasagem (Tratamento Térmico)
• Pastas para Soldas

Solicite um Especialista

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato o mais breve possível.