Peças Sinterizadas

Projetos de peças seriadas e conversão de peças para metalurgia do pó | Aço Inoxidável – Aço Carbono – Bronze – Latão

A Empresa

Logotipo Metalpó

A Metalpó conta com um parque industrial capacitado para executar produtos da mais alta complexidade. Buscando sempre o domínio total da tecnologia, possui também ferramentaria moderna e capacitada para preparação de todos os recursos necessários para a produção de peças sinterizadas.

Em atividade desde 1967, a Metalpó é uma empresa dedicada exclusivamente à metalurgia do pó, produzindo pós metálicos não ferrosos e peças sinterizadas em ligas ferrosas e não ferrosas (Aço Inoxidável – Aço Carbono – Bronze – Latão).

Qualidade

A Metalpó trabalha sob um regime de qualidade assegurada com seus produtos e clientes, com base em normas internacionais e nas certificações IATF 16949 e ISO 9001.

Uma das responsáveis pela introdução e divulgação da metalurgia do pó no mercado brasileiro, a Metalpó é hoje uma empresa reconhecida internacionalmente e oferece seus produtos para exigentes mercados como América do Norte, América do Sul e Europa.

Confira aqui a Política de Qualidade e as certificações da Metalpó!

Peças sinterizadas

A Metalpó, somando anos de experiência em Metalurgia do pó, produz componentes de precisão para uma grande gama de aplicações automotivas, tais como suspensão, motores, transmissão e sistemas elétricos.

É especializada também em aplicações para eletrodomésticos, utilizados em refrigeradores, liquidificadores, ventiladores e máquinas de lavar.

Produz também componentes para ferramentas elétricas e outras aplicações nos mais diversos segmentos industriais.

Traga seu projeto para nossa equipe de especialistas!

Nossos Produtos

Buchas Autolubrificantes
• Bronze
• Ferro

Peças Estruturais
• Ferro
• Aço Inoxidável
• Bronze
• Latão

Catálogo de produtos Metalpó (Pt-br/Eng)

Conheça melhor – Metalurgia do Pó

A Metalurgia do pó é um processo de conformação metálica que parte da fabricação dos pós metálicos, matéria prima base para obtenção das peças. Uma vez produzidos, os pós metálicos são compactados em prensas com ferramentais adequados e capacidade de compactação variada, geralmente entre 20 e 500 toneladas, dependendo da complexidade e geometria do componente a ser desenvolvido.

 

Após a compactação, a peça segue para o processo conhecido como sinterização, onde basicamente a peça é aquecida a uma temperatura abaixo, porém geralmente próxima, ao ponto de fusão do material em questão, sob uma atmosfera controlada de gases específicos (Endogás, N2, H2 etc), que confere ao aglomerado de pó compactado, rigorosas propriedades físicas e mecânicas, tolerâncias e acabamento pré-determinados. Mesmo levando-se em conta operações posteriores eventualmente necessárias de usinagem, calibração e acabamento, o processo de Metalurgia do pó utiliza cerca de 97% da matéria prima original, evitando geração de perdas, conservando energia e reduzindo custos ao longo da cadeia produtiva.

 

 

O setor automotivo é o que mais usa as peças sinterizadas da METALPÓ. Em um automóvel são utilizados, em média, 65 componentes sinterizados. Eles podem ser encontrados em amortecedores, engrenagens em geral, bombas de direção hidráulica e de óleo, sistemas de freios e câmbio etc. No Brasil, um carro possui em sua composição aproximadamente 12 kg de componentes sinterizados, o que representa menos da metade do que utiliza hoje um carro produzido nos EUA, por exemplo.
Entre as principais vantagens da Metalurgia do pó, a questão ambiental e o baixo custo em larga escala são características que chamam a atenção.

 

 

Na produção das peças sinterizadas, utiliza-se pouca energia e as perdas de material são mínimas quando comparadas a outros processos convencionais. A entidade norte-americana Metal Powder Industries Federation (MPIF), a qual a Metalpó é membro desde os anos 70, recentemente instituiu a marca registrada “PM – A recognized green technology”, reconhecendo e classificando a Metalurgia do pó como um processo amigável ao meio ambiente, uma referência de tecnologia verde e sustentabilidade.

 

A METALPÓ oferece ao mercado um amplo e flexível portfólio de peças sinterizadas, desenvolvidas por sua equipe de engenharia desde a concepção da matéria prima e projeto do ferramental, atendendo principalmente as indústrias automotivas e de eletrodomésticos no Brasil e no exterior. Já os pós metálicos, não-ferrosos de Cobre, Estanho e suas ligas, produzidos pela METALPÓ, são oferecidos aos segmentos de sinterizados, ferramentas diamantadas e fricção, entre outros.

 

Líder de mercado nacional também nos segmentos de tratamento térmico, equipamentos industriais e refratários, o Grupo Combustol & Metalpó oferece uma série de produtos com alta tecnologia, tradição e excelência na qualidade.

 

Liga customizada

Matéria prima totalmente customizável, de acordo com as necessidades do projeto e da aplicação.

Sem processos adicionais

Receba a peça pronta para utilização em sua linha de produção ou linha de montagem.

Menor impacto ambiental

Na produção das peças sinterizadas utiliza-se pouca energia e a perda de material é mínima quando comparada a outros processos convencionais.

Solicite um Especialista

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato o mais breve possível.