Inovação da Combustol torna automático o processo de limpeza de cadinhos de fundição de alumínio

Por Marketing Combustol • Publicado 1 de novembro de 2013.

Combustol desenvolve sistema automatizado para limpeza de cadinhos, de transporte de alumínio líquido, que torna o processo mais ágil e evita expor o trabalhador ao forte calor desta operação.

A limpeza interna do recipiente utilizado para o transporte de alumínio líquido a altíssimas temperaturas, conhecido por cadinho, sempre foi um problema para as empresas e para os funcionários responsáveis pelo trabalho. “Realizado de forma manual, o processo, além de ineficiente, apresenta riscos, pois os operários ficam expostos ao forte calor”, explica o gerente da Divisão de Equipamentos da Combustol, Argemiro Sieiro.

Ao tomar conhecimento do problema enfrentado, em maior incidência pelas indústrias de alumínio, o Grupo Combustol & Metalpó (www.combustol.com.br),um dos principais grupos do país nos segmentos de fornos industriais, refratários, tratamento térmico e metalurgia do pó, desenvolveu uma estação de aquecimento para a limpeza interna de cadinhos. Ou seja, o sistema de limpeza, totalmente automatizado, é realizado por empilhadeira com uma ferramenta adaptada em seu garfo, a qual possibilita aquecer e bascular o cadinho na mesma estação. “A manutenção é muito mais rápida e eficiente devido a força da raspagem da ferramenta, bem como, evita que o operário sofra com o calor irradiado”, afirma Sieiro.

Vantagens da estação de aquecimento para a limpeza interna de cadinhos:

– Controle da temperatura no cadinho.

– Dispensa pontes rolantes e dispositivos de apoio da panela.

– Evita a exposição do trabalhador ao calor excessivo.

– Limpeza em menos tempo, por ser totalmente automatizada.

– Garante maior durabilidade do refratário e maior tempo de operação do cadinho.

– Aumenta a capacidade de carga do equipamento, pois permite transportar mais alumínio líquido ao longo do tempo, por não ocorrer a deposição nas paredes do oxido de alumínio.

– Sistema seguro de operação com Controle Lógico Programável (CLP).

Para o segmento, o Grupo Combustol & Metalpó também dispõe de equipamentos para as plantas de reciclagem e refusão de alumínio, onde fornece fornos de fusão e espera que pode ser fixo ou basculante, fornos de tratamento térmico para alumínio como, recozimento, solubilização, envelhecimento, homogenização, também cadinhos para transporte de alumínio líquido, tanto internamente à planta, quanto entrega do alumínio líquido às plantas distantes. Para reciclagem, equipamentos específicos para a remoção da tinta e verniz, chamado: Forno Rotativo Decoter.

A Divisão de Equipamentos da Combustol possui um exclusivo departamento de reformas e assistência técnica que atende os fornos próprios e também de outros, como:

– Aumento de capacidade dos fornos;

– Troca do sistema de combustão;

– Troca, reparo ou fornecimento dos materiais refratários de fabricação própria (concretos, blocos para teto, blocos para queimador e outros);

– Melhoria na automação dos fornos;

– Troca ou reparo dos componentes mecânicos;

– Serviços de consultoria e engenharia aplicada para otimização de processos.

Categorias

Compartilhe

Últimas Notícias.

Acompanhe nossos conteúdos e saiba mais sobre nossa atuação.

Ver todas

Siga-Nos.

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades.

Solicite um Especialista

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato o mais breve possível.